História de Imbaú

CÂMARA DE IMBAÚ Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet

História de Imbaú

Origem da Cidade

Cidade de Imbaú

Localizado na região leste central no Estado do Paraná, na segunda regional do estado, mais conhecido com Campos Gerais. Região conhecida pela Rota dos Tropeiros, foi um importante corredor por onde circulavam bravos homens levando riqueza e desenvolvimento a locais distantes. Esse movimento perdurou do início do século XVIII até por volta do ano de 1930, quando a modernidade passou a decretar o fim deste ciclo.

O povoamento da área compreendida pelo atual Município de Imbaú, anos atrás era conhecida como ?Cirol?, nome de uma empresa de pavimentação asfáltica que se instalou na região em meados da década de 60. Em 1963 iniciou com pavimento da Rodovia do Café (BR-376), os primeiros moradores vieram a trabalho, na construção da rodovia federal sendo pioneiros na localidade.

Nessa época não havia quase nada no local, onde está localizado a Cidade, só existia campos gado e algumas plantações.

A rodovia foi inaugurada em 25 de julho 1965, juntamente com o Posto, Churrascaria e Lanchonete Imbaú, em sua inauguração houve uma corrida de carros de Curitiba a Apucarana. O complexo com nome Imbaú ( nome de um Rio que corre nas redondezas) trouce desenvolvimento e empregos para os primeiros moradores do distrito, a Família kortz da Fonseca foi uma das primeiras de Imbaú.

As primeiros moradores foram ocupado terrenos nas proximidades da BR-376 e PR-160, formando pequenas vilas, Bela Vista, Oliveira, e a principal avenida Ivo Jangada, nome dado em memória a um dos pioneiros do bairro.

A primeira igreja de Imbaú foi Capela São José, construída com doações financeiras de moradores, e ajuda do empresário Albino Coelho Romero ( Posto Imbaú ), e Roberto Kortz Fonseca que doarão terreno nas proximidades da Rodovia do Papel. A inauguração da Capela foi 27 de setembro 1970 as 09:00 hs, sendo no domingo celebrada Santa Missa por Dom Geraldo M. Pelanda ?Bispo Diocesano de P. Grossa?. No ano seguinte foi realizado a primeira Festa de São José em meado de maio, hoje uma das festas religiosas mais frequentadas da região.

Hoje o Município de Imbaú tem aproximadamente 13 mil habitantes, uma das cidades da região que mais cresceu nos últimos anos, em 2010 comemora seus 14 anos de emancipação.

Origem do Nome

Etimologia. Origina-se do tupi "Imbaú"? beber da bica, a bica.

A primeira denominação dada ao atual município de Imbaú foi Cirol. O nome Cirol origina-se de uma empresa de pavimentação asfáltica que se instalou na região em meados da década de 1960, na Rodovia do Café.

O nome Imbaú é de origem geográfica. Existem dois cursos d?água com esta referência, o Rio Imbaú e o Rio Imbauzinho. Segundo os moradores mais antigos a denominação é devida a uma bica d?água localizada na estrada onde foi construída a Rodovia do Café, a qual era procurada para matar a sede das pessoas que por ali passavam. que se instalou na região em meados da década de 1960.

Imbaú é um município brasileiro do estado do Paraná.

Criado através da Lei nº 11.220 de 8 de dezembro de 1995, foi instalado oficialmente em 1 de janeiro de 1997, sendo desmembrado de Telêmaco Borba.

A PREFEITURA
A CIDADE